Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PIPPE REPROVA MÓVEIS DA BIBLIOTECA DA UFU

ERGONOMIA NA BIBLIOTECA SANTA MÔNICA
 
Eis aqui uma contribuição muito útil de nosso PIPPE para toda a comunidade que freqüenta a biblioteca da UFU. Sempre vivemos essa situação absurda: temos prédios de arquitetura arrojada e que dá atenção ao conforto ambiental, mas os móveis continuam velhos e feios ou novos e inadequados. Parece que esse importante equipamento - a mesa, a cadeira - fica por conta de um setor de compras, que só leva em conta o preço decidido em licitações. Mas é possível corrigir não só a postura dos usuários; em alguns casos, é hora da serra e da solda. Ou da troca: mandem essas cadeiras molengas para algum bar e comprem as cadeiras certas e resistentes, por favor. O editor não conseguiu incluir aqui as fotos das cadeiras e mesas, mas cada um dos leitores pode conferir com seus próprios olhos e ossos o que acontece quando, durante uma leitura concentrada, você estica as pernas...
E, ALÉM DISSO: PSIU!
SILÊNCIO TOTAL NA BIBLIOTECA
QUE NÃO É LUGAR DE AULAS PARTICULARES,
 NEM DE CELULAR
FAROFA
LERÉIA

              Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento, ambiente e da aplicação dos conhecimentos de anatomia e fisiologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento. Em outras palavras, ergonomia é a ciência que objetiva adaptar o trabalho ao trabalhador e o produto ao usuário.
•              Alguns fatores, isolados ou não, prejudicam a relação homem-ambiente: postura inadequada; mobiliário; dupla jornada de trabalho: trabalho mais trabalho/ trabalho mais estudo; repouso insuficiente; sedentarismo e repetitividade. Quando um fator se entrelaça a outro, aumenta a possibilidade de instalar o DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
•              Segundo a teoria, a execução de atividades sentada requer vários cuidados referente ao mobiliário. Em relação à altura da cadeira, os braços devem formar um ângulo de 90° graus com os antebraços e os pés do usuário devem estar bem apoiados no chão. O apoio do encosto na região dorsal precisa ser firme, e na região lombar não é indicado um encosto totalmente reto e fechado. Os braços da cadeira são necessários apenas se não dificultar a aproximação do corpo à mesa, utilizando-a para apoiar os braços.
•              Na mesa, deve haver espaço suficientemente profundo para as pernas debaixo da mesma, aproximadamente 66 cm; a altura do assento da cadeira e a parte embaixo da mesa devem ter a medida mínima de 20 cm. O tampo da mesa: deve ter cor clara e borda arredondada.
•              A postura para utilizar o computador também precisa de certos cuidados. Além de analisar a altura da mesa e cadeira, a mão do usuário deve estar repousada levemente no mousse, e o posicionamento do teclado precisa estar adequado á altura da pessoa, proporcionando boa mobilidade das mãos e dedos;
•      Também a altura do monitor é importante, pois os olhos do usuário deve ser traçada até a parte superior do computador.
•              Na Biblioteca Santa Mônica foram encontrados os seguintes problemas no mobiliário utilizado pelos estudantes: a cadeira não é regulável e não possui um material firme, sendo “inclinada” na posição dorsal e não reta, não sustentando a coluna, apesar de ser aberta na região lombar; em relação à mesa, não há um espaço suficientemente profundo para a colocação das pernas, apesar da altura do assento da cadeira e a parte embaixo da mesa ter a medida mínima de 20 cm. O tampo da mesa é de cor clara e arredondada. Nas atividades realizadas no computador, verificou-se a mesma cadeira e mesa, onde os olhos do usuário somente eram traçados na parte superior do computador em pessoas com a altura de 1 metro e 80 centímetros, no mínimo.
•              As cadeiras e as mesas são as mesmas nas atividades em grupo e individual, variando apenas no tamanho das mesas: para uma, duas, quatro ou oito pessoas. São 16 computadores para utilização dos estudantes, todos na mesma altura.
•              Portanto, existem empecilhos verificados no mobiliário da Biblioteca Santa Mônica. Os estudantes devem se conscientizar em relação à postura, para não ficar muito tempo sentado nas atividades de estudo. A dupla jornada de trabalho, relacionando trabalho mais trabalho/ trabalho mais estudo; o repouso insuficiente e o sedentarismo, como a falta de uma atividade física ou alongamentos, podem aumentar as possibilidades de obter distúrbios osteomusculares na coluna e membros superiores (braços), além de provocar dificuldade de circulação sanguínea nos membros inferiores (pernas).  
  

 Atividades em Grupo:
MESA COM QUEBRA-CANELAS E CADEIRA ESPREGUIÇADEIRA DE BUTECO

Caneleiras poderiam resolver
(ou uma serra e uma solda, pois a travessa em em metalon quadrado poderia ser
substituída por um arco em tubo cilíndrico, para adaptar as mesas atuais)



  Atividades no Computador:
 TECLADO NA ALTURA DOS OMBROS E TELA FORA DO RUMO

A BIBLIOTECA É O LABORATÓRIO DO FILÓSOFO

(mas está difícil trabalhar na biblioteca da UFU, pois, além de mobiliário inadequado,
o barulho de conversas é um fator de dispersão e irritação para quem espera
um ambiente de pesquisa e leitura)
(grupo do PIPPE: Aládio, Fernanda e Vânia)



2 comentários:

  1. Caros,
    Náo é só a ergonomia um broblema da biblioteca. No meu ponto de vista são dois: encubação de ar inadequada, ou seja falta de ventilação eficiente para os dias de calor. o outro o sistema de multas compulsivas que impedem o estudante de ter acesso aos livros, portanto ao conhecimento.
    Ass Lívia

    ResponderExcluir
  2. Creio que não só o mobiliário está incorreto. A biblioteca do campus Santa Môcica não possue uma boa encubação de ar, ou seja não é bem ventilada o que nos dias de calor(maioria doa dias no Brasil) gera mal estar e desconcentração.
    Um outro problema é a multa compulsória dos livros, que me leva a questionar qual é a função de uma biblioteca? Emprestar livros ou cobrar multas. Podia voltar o "dia do perdão". Em que as multas eram perdoadas, os livros devolvidos e o conhecimento propalado.

    Lívia

    ResponderExcluir